Na semana do meu aniversário, estarei apresentando os 10 ícones músicais que mais têm me influenciado em minhas composições, em meu momentos de reflexão, e é claro, naqueles momentos em que tudo que se precisa é de uma boa música.
No #08, eu quero apresentar uma banda que é diferente de qualquer outra banda no que se define sucesso e fama. Essa banda é pra mim uma banda que é sucesso absoluto só pelo fato de existir, e que já me fez refletir muito a cada música, a cada disco, a cada show (que assisti em sonhos ou pela Tv), viva o:
Pearl Jam
Pearl Jam é uma banda oriunda da cidade de Seattle, nos Estados Unidos da América, no auge do período do movimento local Grunge e é considerada uma das mais populares e influentes da década de 90. Eles, junto com Nirvana, Soundgarden, Mother Love Bone, Alice in Chains e Mudhoney, ajudaram a popularizar o Movimento Grunge no início dos anos 90. Pearl Jam é uma das poucas bandas grunges que continuaram ativas até hoje, mesmo após o fim das suas outras bandas contemporâneas.
A banda detém uma marca inusitada, durante a turnê de um de seus álbuns a banda lançou nada menos que 70 CDs duplos, que traziam na íntegra cada um dos concertos da turnê, suas atitudes em defesa dos fãs, tais como um processo movido contra a empresa Ticketmaster (que monopoliza o mercado de venda de ingressos em território americano) tornou-se um marco, a banda exigiu na justiça que a empresa reduzisse os seus lucros para diminuir o preço dos ingressos de seus concertos para que os fãs fossem beneficiados, isso junto ao engajamento político e em causas de ajuda humanitária tornaram Pearl Jam uma das mais idolatradas e respeitadas bandas da história do rock.
De onde surgiu esse nome?
No outono de 1990, surgiu o Mookie Blaylock que em novembro do mesmo ano viria a chamar-se Pearl Jam, nome sugerido por Vedder, que, numa brincadeira, disse ser uma homenagem a uma geléia com poderes alucinógenos que sua avó (chamada Pearl) fazia.
Outra possível origem da palavra Pearl é atribuida a tradução pérola, dando nome a geléia de geléia de perola.
Mas o significado mais provável é vindo do baixista da banda, Jeff Ament, segundo ele esse nome teria surgido depois dele assistir uma apresentação das bandas Sonic Youth e Crazy Horse, sem nenhuma relação com geléias ou coisas do tipo.
Fonte: Wikipedia
Discografia
Ten (1991)
Vs. (1993)
Vitalogy (1994)
No Code (1996)
Yield (1998)
Live On Two Legs (1998)
Binaural (2000)
Riot Act (2002)
Lost Dogs (2003)
Live at Benaroya Hall (2004)
Rearviewmirror: Greatest Hits 1991-2003 (2004)
Pearl Jam (2006)
Membros da Banda:
Dave Abbruzzese
Jeff Ament
Matt Cameron
Stone Gossard
Jack Irons
Dave Krusen
Mike McCready
Eddie Vedder
Artistas Similares:
The Smashing Pumpkins
Soundgarden
Nirvana
Creed
Sonic Youth
Blind Melon
Influências:
Neil Young
R.E.M.
The Who
Dead Boys
Stevie Ray Vaughan
Minor Threat
The Rolling Stones
Jimi Hendrix
Aerosmith
The Doors
Led Zeppelin
Crazy Horse
Músicas que recomendo: "Não dá pra ser só uma" Black, Around the bend, Thin air, e todas (woo hoo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário